segunda-feira, 27 de maio de 2013

O MUSEU DO CEARÁ


Como parte das atividades do IV Fórum Estadual de Museus, participei de uma visita guiada, no dia 24 de maio de 2013, ao Museu do Ceará. Já conhecia o referido museu, mas esta visita teve um sabor diferente, pois mergulhei em sua história.


O Museu do Ceará, situado na Rua São Paulo, 51, no centro de Fortaleza, é o mais importante museu do Estado.  Criado, em 1932, pelo governador Roberto Carneiro de Mendonça, juntamente com o Arquivo Público do Estado, funcionou, inicialmente, na rua 24 de Maio, nº 238. Em 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para a Avenida Alberto Nepomuceno, nº 332, em frente à Praça da Sé. Em 1951, o Arquivo foi para o térreo do Palacete Senador Alencar, onde funcionava a Assembleia Legislativa, e o Museu se manteve no edifício da Praça da Sé, até 1957.

No local onde o museu estava instalado, o Governo Paulo Sarasate resolveu construir o Fórum Clóvis Bevilaqua, transferindo-o para a Avenida Visconde do Cauype, nº 2341. Lá ficou até 1967, quando a Universidade Federal do Ceará solicitou a edificação para ampliar as dependências da Faculdade de Economia, prometendo um prédio na Rua Barão do Rio Branco, nº. 410 (hoje sede do Instituto Histórico). 
O Museu ainda foi deslocado mais duas vezes: em 1971, para a Avenida Barão de Studart, nº 410 (onde atualmente está o Museu da Imagem e do Som); e, em 1990, para o atual local, na rua São Paulo.

O prédio, que hoje o abriga, Palacete Senador Alencar, foi construido, entre 1855 e 1871, para ser a Assembleia Provincial.  Posteriormente, o edifício sediou o Liceu do Ceará, o Fórum, a Faculdade de Direito, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará, a Biblioteca Pública e a Academia Cearense de Letras. Em 1973, foi tombado, pelo IPHAN, como Monumento Nacional. Em 1990, foi restaurado e passou a ser sede do atual Museu do Ceará. Foi reinaugurado, em 25 de março de 1998, quando da comemoração dos 144 anos da abolição da escravatura no Ceará.

A coleção do Museu do Ceará teve origem no primeiro museu que surgiu entre nós, criado, em 1873, pelo médico Joaquim Antônio Alves que reuniu objetos e fragmentos da natureza.  Em 1967, o Museu do Ceará passou a ser vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Em 2001, foi criada a Sala Paulo Freire, que sedia palestras, cursos e seminários. Em 2002, foi aberto o Memorial Frei Tito. O Museu do Ceará possui reserva técnica, sala do núcleo educativo, sala da administração e biblioteca. Tem, ainda, em sua coleção um acervo plumário que também foi tombado pelo IPHAN. 
A atual diretora do Museu é Cristina Rodrigues Holanda que, também, gerencia o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE).

Fontes:

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Fortaleza, 27 de maio de 2013 












Bode Ioiô - empalhado - Acervo do Museu do Ceará

sexta-feira, 24 de maio de 2013

IV FÓRUM ESTADUAL DE MUSEUS - DE 22 A 25 DE MAIO DE 2013 - FORTALEZA-CE

Com uma programação bem diversificada, está acontecendo, no Theatro José de Alencar e  na Casa de Juvenal Galeno o IV FÓRUM ESTADUAL DE MUSEUS DO CEARÁ (IV FEM) e o I ENCONTRO DA REDE CEARENSE DE MUSEUS COMUNITÁRIOS. 
O Fórum, que teve inicio no dia 22 e vai até o dia 25 de maio de 2013, é uma realização da Secretaria de Cultura (SECULT) do Governo do Estado do Ceará, do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE) e da Associação Amigos do Museu do Ceará. 
Parabéns aos organizadores deste evento que, certamente, contribuirá para a melhoria de nossos museus e difusão da cultura em nosso Estado.

Mesa de Abertura do IV Fórum Estadual de Museus - Cristina Hollanda - Diretora do Museu do Ceará  e Coordenadora do Fórum - dando as boas vindas.

Luiz Arruda apresentando o Museu Comendador Ananias Arruda


Philipi Bandeira ministrando o minicurso - Audiovisual e Patrimônio

Fachada interna do Theatro José de Alencar

Foyer do Theatro José de Alencar



quarta-feira, 22 de maio de 2013

POR: PEDRO ARRUDA - O PATRIARCA DOS ARRUDAS

 
Amaro José de Arruda, nascido em 1779 na ilha de S. Miguel, Açores, Portugal.
E Falecido em 22 de maio, 1832, Na fazenda Oiticará, Freguesia do Massapê, Sobral.
Chegou aqui em meados de 1800, passando primeiro por Mamamguape, na Paraíba, se casando com Ana Maria da Conceição, Chegando em Sobral, foi rico Senhor "Feudal" Sendo um dos mais ilustres homens da Freguesia do Massapê, e deixando inúmera e ilustre descendência no Ceará, e no Brasil, Ele era filho de Pedro de Viveiros, e de Francisca dos Anjos. Nosso patriarca foi um bom homem, Eu fiz essa pintura (Não ficou boa como profissional, Pois meu estilo de arte é mais "arcaico" e eu contei com a ajuda da Tecnologia) me baseando nas histórias e características de nossa família, Deu um trabalhão, mas acabei chegando lá, Aqui está.. 
                                                                                                                              Pedro Arruda.
                                           O PATRIARCA DOS ARRUDAS
Hoje faz 181 anos da Morte do Patriarca, Amaro José de Arruda, Português nascido em 1779 na Ilha de S. Miguel dos Açores, fº de Pedro de Viveiro, e de Fca dos Anjos, foi para o Massapê, em 1800, se casando primeiro em Mamamguape na Paraíba com Ana Maria da Conceição, Chegando lá, se tornou rico senhor feudal, fundou fazendas, e recebeu títulos e mais títulos se tornando um dos homens mais poderosos do Massapê, se não o mais poderoso, Infelizmente nosso herói morreu com cerca de 53 anos, antes do nascimento de Pai Arruda, Se tornou um símbolo da nobreza e desenvolvimento do município do Massapê, e é por causa dele que eu tenho orgulho de pertencer a Família Arruda. =)