quinta-feira, 10 de outubro de 2019

A CRIAÇÃO DO GRUPO "SOS MUSEU CAA"


            Com alegria, fé e esperança, comunicamos que foi criado um grupo de trabalho composto por membros da família Arruda, tendo à frente a sobrinha neta do Comendador Ananias Arruda, Ana Cristina Arruda Lima, com a finalidade de sensibilizar os demais membros da família para a necessidade de recuperar a estrutura física do Museu Comendador Ananias Arruda, assim como resgatar o seu acervo.
            O referido museu foi criado em junho de 1981, na cidade de Baturité-CE, após o falecimento do Comendador Ananias Arruda, pelo seu sobrinho, o historiador capitão Miguel Edgy Távora Arruda, filho primogênito do casal Raimundo Arruda  (irmão de Ananias Arruda) e Noemy Távora Arruda. 
           Sentindo a necessidade de preservar para as gerações futuras o importante legado de seu tio paterno, o capitão Miguel Edgy tomou a frente e, enfrentando mil dificuldades, nos legou o Museu que guarda a memória e a história da família Arruda e a da cidade de Baturité. Ele criou, também, a FUNDAÇÃO Comendador Ananias Arruda, mantenedora do Museu. O Museu e a Fundação, portanto, pertencem à Família Arruda.
            Durante muitos anos, Edgy foi presidente da Fundação e diretor do Museu, contando, sempre, com o apoio e a generosidade de toda a família. Quando adoeceu, no final da década de 1990, Edgy  passou o bastão para o seu filho, o Comandante Raimundo Luiz Furtado de Arruda. O mesmo vem se desdobrando em um esforço hercúleo, ao lado de sua esposa Cláudia,  para preservar o Museu, mas as dificuldades são gritantes. Vejam abaixo o balancete financeiro de 2018. Atualmente, é imprescindível a cooperação de todos os membros da família para resgatar o nosso legado histórico.   
               Este grupo, hora criado, é muito bem-vindo e necessita do apoio financeiro de todos para restaurar a estrutura física do Museu. Já houve uma primeira reunião, aqui em Fortaleza, no apartamento do Prefeito Assis Arruda e de sua esposa Idalba, com representantes de quatro gerações e com a honrosa participação do tio Eurico.  Na ocasião, foram colhidos os frutos de: FÉ, UNIÃO, DESAFIO, ESPERANÇA, FAMÍLIA, DEDICAÇÃO e PERSEVERANÇA.       
              Parabenizando a Ana Cristina por ter tido a brilhante ideia de criar esse grupo, parabenizo, também, o historiador Gustavo Lima Arruda, neto do capitão Edgy, por ter feito um emocionante apelo para a preservação do Museu, às novas gerações, no dia 29 de junho de 2019, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Edgy e Adelina. 
Abaixo, o vídeo de sua fala.
            Finalmente, quero me congratular com todos que se prontificam à esse dignificante trabalho, pois, a meu ver, é a nossa família que deve preservar para a posteridade tão importante legado.

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Fortaleza, 10/10/2019

OBS: o grupo "SOS MUSEU CAA" criado e coordenado pela Ana Cristina Arruda Lima é composto pelos seguintes membros:

Eurico Flávio Távora Arruda
Beatriz Melo Arruda
Raimundo Luiz Furtado de Arruda
João Gabriel Távora Arruda

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Adelino Germano Arruda
Francisco de Assis Germano Arruda
Maria Idalba Bastos Vasconcelos Arruda
Marcos Bastos Vasconcelos Arruda

Regina Arruda Bastos Machado
Ana Cristina Arruda Lima (coordenadora)
Mauro Arruda Lima
Andréa Arruda Lima
Carolina Lima Freitas
Isabel Carvalho Arruda
Marcela Arruda


Eurico Flávio Távora Arruda
Beatriz Melo Arruda



Raimundo Luiz Furtado Arruda
João Gabriel Távora Arruda



Ana Margarida Furtado 
Arruda Rosemberg




Regina Arruda Bastos Machado



Adelino Germano Arruda















Francisco de Assis G. Arruda
Maria Idalba Bastos V. Arruda















Marcos Bastos 
Vasconcelos 
Arruda





Ana Cristina 
Arruda Lima
 (coordenadora)

Mauro Lima Arruda
Andréa Arruda Lima


 Carolina Lima Freitas
Isabel Carvalho Arruda


 Marcela Arruda










Nenhum comentário:

Postar um comentário