quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA E BALANCETES 2018, 2019 e 2020

 

ESTATUTO DA "FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA" - FCAA

CAPÍTULO I

 Da Natureza, Sede, Duração e Finalidades

Art. 1° - A "Fundação Comendador Ananias Arruda", cuja sigla será FCAA, é uma entidade particular sem fins lucrativos, NÃO DISTRIBUINDO LUCROS OU DIVIDENDOS AOS SEUS ASSOCIADOS, MANTENEDORES OU DIRETORES SOB NENHUMA FORMA OU PRETEXTO.

Art. 2° - A FCAA terá sede à Av. 7 de Setembro, n° 1097, na cidade de Baturité, Estado do Ceará, na casa onde residiu por muitos anos, o Comendador Ananias Arruda, doada por este a suas filhas adotivas Rocivalda Cavalcante Comaru e Luiza Altair do Monte Comaru, e transacionada por estas com o Sr. Raimundo Arruda, irmão do mesmo, que a doara à fundação.

Art. 3° - A duração da FCAA será ilimitada, como também o número de seus associados.

Art. 4° - A FCAA terá finalidades exclusivamente culturais e educacionais de interesse social e, para tanto, deverá:

I - Criar o museu "Comendador Ananias Arruda" a ser instalado no edifício de sua sede social, à Av. 7 de setembro, n° 1097, em Baturité, Ceará;

II - Manter em circulação o jornal "A VERDADE", fundado a 8 de abril de 1917, em Baturité, Ceará, pelo mesmo Comendador Ananias Arruda;

III - Promover, sempre que possível, cursos, conferências, exposições, simpósios e outras quaisquer atividades culturais e educacionais sempre dentro de suas finalidades.

 

CAPITULO II

 Dos Recursos Financeiros

Art. 5° - Para cumprir os seus objetivos, a FCAA utilizará contribuições de seus associados, donativos de particulares e subvenções e auxílio dos poderes públicos, bem como de quaisquer outras entidades que o quiserem fazer. Poderá, outrossim, promover atos e campanhas populares de natureza variada, para angariação de recursos financeiros necessários à sua manutenção, inclusive patrocinando exposições e simpósios e o lançamento de obras culturais, artísticas, literárias, científicas e históricas.

CAPÍTULO III

 Da Administração

Art. 6° - A FCAA será administrada por uma Diretoria composta por:

um (1) Presidente que seerá também o Diretor do Museu e do jornal "A VERDADE";

um (1) Vice-Presidente;

um (1)  Secretário-tesoureiro.

Art. 7° - A Diretoria será eleita para um período de quatro (4) anos¹, permitidas as reeleições, sendo que o mandato de sua primeira Diretoria encerrar-se-á a 31 de janeiro de 1984.

Art. 8° - A FCAA contará ainda com quatro (4)² Presidentes de Honra, vitalícios, e um (1) Conselho Superior composto de vinte (20) membros chamados Conselheiros, também vitalícios, representantes dos dez (10) ramos familiares, consanguíneos e afins, diretamente ligados à pessoa do Comendador Ananias Arruda

Art. 9° - Os membros da Diretoria, os presidentes de Honra e os
conselheiros exercerão seus mandatos  "pró honore".

 

¹ Alteração aprovada na 9° Assembleia Geral Ordinária de 11/02/2001

² Alteração aprovada na 8° assembleia geral ordinária de 25/01/1998

 

Art. 10° - Compete ao Presidente da FCAA:

I - Presidir as reuniões da Diretoria e as Assembleias Gerais;

II - Dirigir e superintender as atividades da FCAA, do Museu e do jornal "A VERDADE", inclusive contratando os serventuários necessários à execução dos seus serviços,

III - Representar a FCAA em juízo ou fora dele, ativa e passivamente;

IV - Dirigir as atividades financeiras da FCAA promovendo o recebimento e a arrecadação de suas verbas e executando as despesas necessárias à manutenção e funcionamento de seus órgãos, movimentando contas bancárias e assinando, juntamente com o Secretário-Tesoureiro, cheques e demais documentos de responsabilidade financeira;

V - Convocar as Assembleias Gerais ordinárias, quadrianuais, que se reunirão em sua sede social, sempre que possível, no último domingo de janeiro, a partir de 1984, e as extraordinárias para tomar decisões sobre assuntos importantes não previstos neste estatuto, convocadas com, no mínimo, quinze (15) dias de antecedência;

VI - As Assembleias Gerais ordinárias terão por finalidade precípua a aprovação do Relatório quadrianual das atividades da FCAA apresentado pela Diretoria, a realizar a sua eleição ou reeleição para o quadriénio seguinte.

Art 11° - Compete ao Vice-Presidente:

I - Substituir o Presidente em suas ausências e por vacância, ocorrência em que completará o mandato respectivo;

II - Prestar ao Presidende a assistência e a colaboração que estiverem ao seu alcance.

Art. 12° - Compete ao Secretário-Tesoureiro:

I - Lavrar as atas das reuniões da diretoria e das Assembleias Gerais ordinárias e extraordinárias, sendo responsável pela guarda e conservação do livro competente;

II - Manter em boa ordem os documentos da receita e despesa e em dia a escrituração contábil da FCAA de que é responsável, podendo, para tanto, ser auxiliado por um (1) Profissional contratado pelo Presidente;

III - Assinar, com o Presidente, cheques bancários e os demais documentos financeiros da FCAA;

IV - Prestar ao Presidente a assistência e a colaboração que estiverem ao seu alcance.

 

Art. 13° - Compete aos Presidentes de Honra e ao Conselho Superior da FCAA assessorar a Diretoria sempre que se fizer necessário.

 

CAPÍTULO IV

Do Património

Art. 14° - Constituem património a FCAA:

I - O prédio de sua sede, à Av. 7 de setembro, n° 1097, com fundos correspondentes para a Rua 15 de novembro, na cidade de Baturité, Estado do Ceará, recebido por cessão de Rocivalda Cavalcante Comaru e Luiza Altair do Monte Comaru, e doação, mediante escritura pública, de Raimundo Arruda e sua mulher Noemy Távora de Assis Arruda;

II - Os fundos arrecadados e provenientes das fontes mencionadas no Art. 5° e qualquer outra espécie de renda;

III - O acervo proveniente da cessão, doação, entrega e guarda incorporado ao Museu "Comendador Ananias Arruda" e o material gráfico pertencente ao jornal "A VERDADE" recebido por doação de Rocivalda Cavalcante Comaru, herdeira, por testamento público, do Comendador Ananias Arruda;

IV - Quaisquer outros bens móveis e imóveis adquiridos ou recebidos por doação de entidades públicas ou particulares.

CAPÍTULO V

Disposições Gerais e Transitórias

Art. 15° - O ano social coincidirá com o ano civil.

Art. 16° - Este Estatuto só poderá ser reformado, no todo ou em parte, mediante aprovação de uma Assembleia Geral ordinária ou extraordinária, convocada pelo Presidente, que funcionará na data fixada na convocação para sua reunião, e que deliberará com qualquer número de associados presentes ou representados mediante documento escrito e assinado, aceitando-se, como tal, não só procurações públicas ou particulares, como também cartas e telegramas, e que estejam em dia com suas obrigações sociais.

 

Art. 17° - As Assembleias Gerais terão poderes plenos e absolutos, inclusive, se for o caso, quanto à dissolução da entidade e ao destino a ser dado ao seu património social.

Baturité, Ceará, em 27 de junho de 1981

ANEXO AO "ESTATUTO DA FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA"

 


FCAA

Presidente:

Vice-Presidente:

Secretário-Tesoureiro::

 1° Presidente de Honra: Presidente de Honra: 3° Presidente de Honra: 4°  Presidente de  Honra:

DIRETQRIA QUADRIÉNIO 2021-20253

Raimundo Luiz Furtado de Arruda                                  Eurico Flávio Távora Arruda            Claudia Lima Arruda

PRESIDÊNCIA DE HONRA

Raimundo Arruda                                Noemy Távora de Assis Arruda         Rocivalda Cavalcante Comaru          Miguel Edgy Távora Arruda

CONSELHO SUPERIOR


Composto de vinte (20) membros (conselheiros), vitalícios., representantes dos dez (10) ramos familiares, consaguíneos e afins., diretamente ligados à pessoa do Comendador  Ananias Arruda, sendo dois (2) representantes de cada família:


Pêlos Teles Arruda : Pêlos Proença Arruda: Pêlos Coelho Arruda: Pêlos Soares Arruda: Pêlos Arruda Furtado:

Pêlos Alberto Arruda: Pêlos Távora Arruda:

Pêlos Vasconcelos:


Pé. José Teles Arruda e Francisco Teles Arruda; José Proença Arruda e Maria Esther Arruda Barata; João Coelho Arruda e Paulo Coelho Arruda;

Luiz Soares Arruda e Carlos Augusto Soares Arruda;

Miguel de Arruda Furtado e Maria Sulita Furtado Jorge de                                Souza;

Miguel Alberto Arruda e Maria Filomena Martins Arruda;

Clemente Olinto Távora Arruda e Maria Julieta Távora Arruda Monteiro;

Pé. Domingos Rodrigues de Vasconcelos e Moisés Rodrigues de Vasconcelos;


        Pêlos Cândido dos Santos:         Manuelito Cândido dos Santos e Raimundo Ivo dos Santos

         Oliveira;

        Pêlos Cavalcante Comaru:         Clodomir Cavalcante Comaru e Luiza Altair do monte

                                                                        Comaru.

                                                            

                            FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA

                                         BALANCETE FINANCEIRO DE 2018

 

                              RECEITA PERÍODO DE 1°  DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DE 2018

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

   DESPESAS DE 1° DE JANEIR0 A 31 DE DEZEMBRO DE 2018


FAMÍLIA DE EURICO TÁVORA ARRUDA .............................. R$     8.400,00

ANA MARGARIDA F. ARRUDA ROSEMBERG ....................... R$     6.350,00

RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA ............................. R$     4.975,60                                                                  

CLEIDE MARIA FURTADO ARRUDA PIRES ........................... R$       600,00

MARIA GORETTI FURTADO ARRUDA ..................................... R$       260,00

RENDIMENTO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA ....................... R$       157,08

VISITANTES DO MUSEU ............................................................... R$         71,00

 

 

 

RECEITA DE 2018 ....................................................................  R$    20.813,68

 

FOLHA DE PAGAMENTO DE PESSOAL ............................. R$  15.320,00

MATERIAL DIVERSO E GERAL ........................................... R$    1.802.44

OI FIXO – TELEFONE DO MUSEU .........................................R$      953,28

CAGECE – CONTA DE AGUA ................................................. R$      631,57

COELCE – ENERGIA ELETRICA .......................................... R$      517,79

TARIFAS BANCÁRIAS ....................... ...................................... R$     627,30

IMPOSTOS IPTU ........................................................................ R$      223,04            

DESPESA COM SERVIÇOS GERAIS...................................... R$      145,00                  

 

   

   TOTAL DAS DESPESAS ............................................. R$   20.220,42


                                                      

                     RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2018


SALDO DE 2017 ...................................................................... R$     5.438,52

RECEITA DE 2018....................................................................R$   20.813,68

SALDO TOTAL ...................................................................... R$    26.252,20

TOTAL DAS  DESPESAS DE 2018  ....................................  R$    20.220,42                       

SALDO QUE PASSA PARA 2019 ......................................... R$      6.031,78             

 

DISCRIMINAÇÃO DO SALDO:

 

BANCO DO BRASIL           R$     6.031,78

ESPÉCIE                                R$           0,00


 

                  RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA                EURICO FLÁVIO TÁVORA ARRUDA                          CLAUDIA LIMA ARRUDA

                                              PRESIDENTE                                                           VICE-PRESIDENTE                                        SECRETÁRIA - TESOUREIRA



FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA

                                    BALANCETE FINANCEIRO DE 2019

 

                              RECEITA PERÍODO DE 1°  DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DE 2019

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

   DESPESAS DE 1° DE JANEIR0 A 31 DE DEZEMBRO DE 2019


FAMÍLIA DE EURICO TÁVORA ARRUDA ................................ R$   8.800,00

ANA MARGARIDA F. ARRUDA ROSEMBERG ......................... R$   6.600,00

RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA .............................. R$   3.288,76

VENDA DE LIVROS E CONTRIB. NÃO IDENTIFICADOS ..... R$   2.555,42                                                                    

CLEIDE MARIA FURTADO ARRUDA PIRES ............................ R$      600,00

FRANCISCO DE ASSIS GERMANO ARRUDA ..........................  R$      600,00

MARIA GORETTI FURTADO ARRUDA ...................................... R$      350,00

ANGELA MARIA FURTADO ARRUDA ........................................ R$      200,00

RENDIMENTO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA ........................ R$      188,90

VISITANTES DO MUSEU ................................................................ R$        50,00

CARLOS EURICO FURTADO DE ARRUDA ............................... R$        20,00

 

RECEITA DE 2019 ....................................................................  R$    23.253,08

 

FOLHA DE PAGAMENTO DE PESSOAL ............................. R$  15.540,00

MATERIAL DIVERSO E GERAL ........................................... R$    1.595,20

OI FIXO – TELEFONE DO MUSEU .........................................R$      397,20

CAGECE – CONTA DE AGUA ................................................. R$      684,93

COELCE – ENERGIA ELETRICA .......................................... R$      334,09

TARIFAS BANCÁRIAS ....................... ..................................... R$      770,26

IMPOSTOS IPTU ........................................................................ R$      230,98            

DESPESA COM SERVIÇOS GERAIS...................................... R$      420,00                  

 

   

 

 TOTAL DAS DESPESAS ............................................. R$   19.972,66


                                                        

                           RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2019


 

SALDO DE 2018 ...................................................................... R$     6.031,78

RECEITA DE 2019....................................................................R$   23.253,08

SALDO TOTAL ...................................................................... R$    29.284,86

TOTAL DAS  DESPESAS DE 2019  ....................................  R$    19.972,66                       

SALDO QUE PASSA PARA 2020 ......................................... R$      9.312,20             

 

DISCRIMINAÇÃO DO SALDO:

 

BANCO DO BRASIL           R$    9.312,20

ESPÉCIE                                R$           0,00



 

                  RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA                EURICO FLÁVIO TÁVORA ARRUDA                          CLAUDIA LIMA ARRUDA

                                              PRESIDENTE                                                           VICE-PRESIDENTE                                        SECRETÁRIA – TESOUREIRA   

   

                               FUNDAÇÃO COMENDADOR ANANIAS ARRUDA

                                          BALANCETE FINANCEIRO DE 2020

 

                              RECEITA PERÍODO DE 1°  DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DE 2020

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

   DESPESAS DE 1° DE JANEIR0 A 31 DE DEZEMBRO DE 2020


FAMÍLIA DE EURICO TÁVORA ARRUDA ................................ R$   9.000,00

ANA MARGARIDA F. ARRUDA ROSEMBERG ......................... R$   6.600,00

RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA .............................. R$   1.983,63

ANGELA MARIA FURTADO ARRUDA ....................................... R$      800,00

EDGY EDUARDO ARRUDA PAIVA ............................................. R$      800,00

CLEIDE MARIA FURTADO ARRUDA PIRES ............................ R$      600,00

MARIA GORETTI FURTADO ARRUDA ...................................... R$      450,00

FRANCISCO DE ASSIS GERMANO ARRUDA ..........................  R$      400,00

RENDIMENTO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA ........................ R$        38,00

 

 

RECEITA DE 2020 ....................................................................  R$    20.671,63

 

FOLHA DE PAGAMENTO DE PESSOAL ............................. R$  15.360,00

SERVIÇOS GERAIS E CARTÓRIO ......................................... R$   7.133,84

MATERIAL DIVERSO E GERAL ........................................... R$    1.478,49

TARIFAS BANCÁRIAS ....................... ..................................... R$       739,49

CAGECE – CONTA DE AGUA ................................................. R$      785,32

ENEL – ENERGIA ELETRICA ................................................ R$      467,86

IMPOSTOS IPTU ........................................................................ R$      238,54           

                

 

   

 

 TOTAL DAS DESPESAS ............................................. R$   26.203,54


                                                                 

                      RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2020

 

SALDO DE 2019 ...................................................................... R$      9.312,20

RECEITA DE 2020....................................................................R$   20.671,63

SALDO TOTAL ...................................................................... R$    29.983,83

TOTAL DAS  DESPESAS DE 2020  ....................................  R$    26.203,54                       

SALDO QUE PASSA PARA 2021 ......................................... R$      3.780,29             

 

DISCRIMINAÇÃO DO SALDO:

 

BANCO DO BRASIL           R$    3.780,29

ESPÉCIE                                R$          0,00

 

                  RAIMUNDO LUIZ FURTADO DE ARRUDA                EURICO FLÁVIO TÁVORA ARRUDA                          CLAUDIA LIMA ARRUDA

                                              PRESIDENTE                                                           VICE-PRESIDENTE                                        SECRETÁRIA – TESOUREIRA         


    

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