sexta-feira, 6 de outubro de 2023

ANOTAÇÕES DEIXADAS PELO CAP. MIGUEL DE ARRUDA, DE ACORDO COM O TRASLADO FEITO POR SEU FILHO ANANIAS ARRUDA, E QUE ABAIXO SE TRANSCREVE

Ananias Arruda (1886-1980)

Miguel de Arruda (1849-1923)

Publicado no livro "Os Arrudas de Baturité " - Esboço de Genealogia - Miguel Edgy Távora Arruda - 1976 - paginas 51 e 52

Transcrito por: ana margarida furtado arruda rosemberg


Por: Ananias Arruda

 “Do livro de notas, escrito pelo próprio punho de meu pai, copiei o seguinte:”

“Eu, Miguel de Arruda, filho legítimo de João José de Arruda e D. Maria Quitéria de Arruda, nasci na fazenda Oiticará, freguezia de Sant’Anna do Acarahu, a 23 de Setembro de 1849, em um domingo, pelas 8 horas da manhã; fui baptizado solemnimente na Matriz de Sant’Anna, pelo Rvmo Vigário Miguel Francisco da Frota, foram meos padrinhos o Snr. Major Francisco Anastacio de Vasconcellos; fui chrismado, foi meo padrinho o Major Antonio Mendes. Casei-me a 17 de Setembro de 1874 com a Exma Snrª D. Maria Livramento Arruda, na Matriz de S. Antonio do Aracay-Assú, pelo Rvmo Vigário José Silvina de Maria Vasconcellos, em uma quinta feira, pelas 4 horas da tarde, foram nossas testemunhas o Rvmo Vigário Diogo José de Sza Lima e meo mano Francisco Angelo de Arruda e as Exmas Snras Das  Maria Coelho de Araujo e Francisca Leopoldo de Vaslos.

- Nasseo meo filho João a 13 de Julho de 1875 em uma terça feira, pelas 5 horas da manhã, na fazenda Bilheira, propriedade de meo sogro, foi baptizado na Matriz de S. Antonio, pelo Rvmo Vigo José Silvino de Mª Vaslos , foram pp. O meo sogro José Roiz de Vaslos e ma sogra Francisca Bizerra de Vaslos, foi crismado, foi p. meo mano João Tiberio de Arruda.

- Nasseo meo filho Vicente, na fazenda Bilheira, a 19 de Junho de 1876, em uma segunda feira a uma hora da tarde, foi baptizado na Matriz de S. Antonio pelo Rvmo Vigo José Silvino de Mª Vasconcellos, foram pp meo cunhado Vicente Rodrigues de Vaslos e ma madrasta Quitéria Maria de Arruda, foi chrismado, foi p. meo cunhado Jeronimo Roiz de Vaslos.

- Nasseo meo filho José na fazenda Monte-bello, propriedade do Rvmo Vigário Diogo José de Szª Lima onde passamos a secca de 77, a 13 de Agosto, em uma quarta feira pelas 7 horas da noite, foi baptizado na Capella de N. S. dos Remedios e foram pp. O mesmo Vigro Diogo e a Exmª Snrª D. Ursula Balbina Roiz Lima, foi chrismado, foi p. meo cunhado Antonio Roriz de Vaslos.

              - Nasseo meo filho Antonio na Povoação de S. Antonio de Aracaty-Assú, a 18 de Desembro de 1878 em uma quarta feira pelas 8 horas da manhã, foi baptisado na Matriz de S. Antonio pelo Rvmo Vigro José Silvino Ma Vaslos, foram pp. meo mano Francisco Angelo de Arruda e minha cunhada Florencia Roiz de Vaslos, foi chrismado, foi p. o Snr. Major Vicente Leocadio de Vaslos.

            - Nasseo meo filho Jeremias na Povoação de S. Antonio do Aracaty-Assú, a 5 de Março de 1882 em uma Dominga pelas 5 horas da manhã, foi baptisado na Matriz do mesmo povoado pelo Rvmo Pedro Rocha, foram pp. o Snr. Capm Raimundo Fernandes de Aguiar e minha cunhada Emiliana Maria de Vaslos, foi chrismado, foi p. meo cunhado Manoel Roiz de Vaslos.

            - Nasseo meo filho Ananias na Povoação de S. Antonio do Aracaty-Assú, a 23 de Maio de 1886, em uma Dominga pelas 10 horas da manhã, foi baptisado na Matriz do mesmo povoado, pelo Rvmo Vigrº Philomeno do Monte Coelho, foram pp. o Snr. Capm Miguel Archanjo da Rocha e a Exma Snra D. Maria Elisa de Aguiar, foi chrismado, foi p. o Snr. Corel Antonio Mont’Alverne.

            - Nasseo minha filha Maria Adelina na Povoação de S. Antonio do Aracaty-Assú, a 25 de Agosto de 1887, pelas 5 horas da tarde, em uma quarta feira, foi baptisada na Matriz do mesmo Povoado pelo o Rvmo Vigro Philomeno do Monte Coelho, foram pp. o mesmo Vigro e minha mana Maria Marcolina de Arruda, foi chrismada, foi madrinha a Exmª Snrª D. Maria Estelita.

            - Naseo meo filho Eurico na cidade de Baturité a 21 de Junho de 1892, em uma terça feira pelas 9 horas da manhã, foi baptizado na Matriz da mesma cidade, pelo Rvmo Antero, foram pp. o Snr. Dor Antonio Arruda e sua mer a Exmª Snrª D. Sinhá Arruda, foi chrismado, foi p. o Snr. João Aguiar.

            - Nasseo meo filho Raimundo na cidade de Baturité, a 31 de Agosto de 1893 em uma quarta feira, pelas 11 horas da noite, foi baptizado na Matriz da mesma cidade, pelo Rvmo Vigro Antero, foram pp. o Snr. Corel Francisco Antonio Marques de Olivra e sua mulher a Exmª Snrª D. Maria Joana de Olivafoi chrismado, foi p. o Snr. Capm João Capistrano.

            -Nasseo minha filha Maria Luisa na cidade de Baturité, a 14 de Junho de 1902 em uma segunda feira pelas 3 horas da tarde, foi baptisada na Matriz da mesma cidade pelo Monsor Manoel Candido dos Santos, foram pp. o Snr. Dr  Raimundo Leopoldo Coelho de Arruda e N. S. da Conceição, foi chrismada, foi madrinha a Exma Snra D. Francisca Perdigão.”

É o que continha no dito caderno do qual copiei fielmente.

(assinado) Ananias Arruda.”

 

“Minha mãe, Maria do Livramento Arruda, nasceu em 1856, no dia 4 de janeiro. Além dos 10 filhos de meus pais que acima registrei, tiveram os mesmos mais onze filhos que morreram, pouco tempo depois de nascidos, tendo o mais velho destes apenas 5 mezes de idade quando morreu. Baturité, 14-7-1919.

Miguel Edgy Távora Arruda






Nenhum comentário:

Postar um comentário